sábado, 2 de março de 2013

Aprenda a estar sozinha


A gente está tão acostumada a estar rodeada de amigas, da família, do namorado e até dos nossos animais de estimação, que quando chega um dia em que a gente precisa estar sozinha de verdade, ficamos péssimas... A gente não sabe ficar sozinha!

A gente vive evitando ficar sozinha. O tempo todo ficamos grudadas nas nossas amigas ou pedindo ao nosso namorado que nos acompanhe até a loja da esquina ou que faça companhia enquanto estudamos.
Simplesmente não gostamos de estar sozinhas. Mas quando isso acontece, não tem outra saída a não ser ligar a televisão ou o rádio para nos distrair e escutar vozes - porque um pouco de barulho já nos ajuda a não ficar tão sozinhas. Às vezes até chamamos o cachorro para dormir junto com a gente.
A verdade é que também não suportamos ficar sem o namorado e, por isso, mesmo se a gente não está super a fim do garoto, preferimos sair com ele do que ficar sozinhas. Como ficar sem o namorado no fim de semana?
Se isso parece familiar, então sua dificuldade é não saber ficar com você mesma. Acredite, é muito importante aprender a estar sozinha, porque não podemos depender dos outros para nos sentirmos bem. Por outro lado, mesmo parecendo estranho ou óbvio, você sempre precisa contar com você mesma a cada minuto. Precisamos aprender a dar a nós mesmas aquilo que precisamos, nos escutar e nos divertir sem a necessidade de mais alguém. É inevitável, vão ocorrer milhares de situações em que precisaremos estar sozinhas, mesmo que a gente não queira.
O que você está evitando?
Pergunte-se por que você não gosta de estar sozinha. Talvez você não queira falar consigo mesma, não queira pensar sobre alguns assuntos e prefere ignorá-los com qualquer distração, seja uma amiga ou um programa de televisão.
Divirta-se!
Pense em todas as atividades que você poderia fazer sem necessidade de mais alguém. Nem tudo é tão chato; você pode fazer ginástica, andar, pensar, desenhar, escrever, ler, arrumar o quarto, dar algum presente, tirar fotos, fazer um álbum, mudar o visual, dançar... na verdade você fazer de tudo, comer, sair etc.
Reserve um tempo só para você e prometa que não vai ligar a televisão nem falar no telefone. Crie o hábito de se sentir tranquila estando sozinha e encontre, aos poucos, atividades que você pode fazer sem grandes complicações. Assim você vai perceber que sim, é possível se divertir sem a companhia de mais alguém.
Muitas pessoas consideram que a solidão não é ruim. A verdade é que para mim ela virou uma necessidade: é um bom momento para pensar em tudo o que tenho para fazer e refletir sobre alguns assuntos importantes da minha vida.
Lembre-se que tem horas para estar com os outros, mas também deve haver momentos para nós mesmas.
O que te incomoda?
Se logo de cara você não suporta a solidão, talvez não suporte é estar com você mesma. O que é que está incomodando? Você pode começar mudando aquilo que não gosta, e se aceitando e se querendo como você é.
Por último vou dar um bom conselho: às vezes, o que parece óbvio não é. Se você não gosta de ficar sozinha, pode achar que é para evitar o tédio, mas no fundo, pode estar evitando alguma coisa que te deixa triste ou com medo.
- See more at: http://www.soentreamigas.com.br/artigo/aprenda-a-estar-sozinha/#sthash.Eq5QDuEM.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário