sábado, 2 de março de 2013

O que posso fazer se minha amiga não quer continuar vivendo? - See more at: http://www.soentreamigas.com.br/artigo/amiga-nao-quer-continuar-vivendo/#sthash.zCkqSk8X.dpuf


Muitas vezes a gente fica triste e deprimida por várias circunstâncias da vida. As pressões da escola, dos nossos amigos e as nossas relações familiares podem causar uma ansiedade difícil de controlar. O importante é saber que na vida tudo passa e que depois da tempestade o sol vai brilhar de novo.
Quando a tristeza e a falta de esperança não vão embora, mas começam a afetar várias coisas nas nossas vidas, precisamos tomar atitudes drásticas. É preciso evitar que uma depressão séria faça a gente pensar em alguma coisa que nunca é a solução.
Se sua amiga tem um problema e falou que não quer mais viver, não espere que o problema desapareça sozinho. Leve muito a sério e avalie os vários sinais de alerta que sua amiga pode estar dando:
Não fala com a família e se isola cada vez mais dos amigos;
Consome drogas e/ou álcool;
Fala da morte;
Já não se diverte fazendo o que vocês sempre fazem juntas.
Mudou muito o visual, os hábitos de alimentação e de sono;
Fala que se sente indefesa, sem esperança ou desprezível;
Tem dado suas coisas favoritas de presente;
Tem comportamentos autodestrutivos;
Se muitos destes sinais estão ficando evidentes, a primeira coisa a fazer é escutar sua amiga e tentar tranquilizá-la. Depois disso, mesmo se ela fez você jurar segredo e se você sente que está traindo a sua amiga, você precisa procurar ajuda. Conte a um adulto o que está acontecendo e peça ajuda para você encontrar o melhor caminho para resolver a situação.
Mesmo que você queira e tente ajudar sua amiga sozinha, isso pode não funcionar e atrasar a solução, prejudicando o bem-estar da sua amiga. Não deixe de procurar ajuda.
- See more at: http://www.soentreamigas.com.br/artigo/amiga-nao-quer-continuar-vivendo/#sthash.zCkqSk8X.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário