sábado, 2 de março de 2013

Ciúmes terríveis!


POXA VIDA! Ciúme! Que perigo! É a coisa mais difícil e terrível de um relacionamento. Não dá pra evitar o ciúme mas a gente pode controlar.

Acho que o ciúme é quase um instinto animal que todos os seres humanos têm. Muitas vezes aparece sem a gente perceber, faz a gente cometer as piores loucuras e ter os piores sentimentos. Cedo ou tarde você vai sentir ciúme, mas ele pode ser controlado. Não tem nada mais complicado do que viver presa ao ciúme, especialmente quando é ciúme de um namorado. 
Mas tem muitas coisas que nos fazem sentir ciúme: trabalho, amizade, amor. O ciúme é o contrário do amor. O ciúme só nos escraviza, nos prende a essa coisa ou pessoa pelos motivos errados. Ser ciumenta demais só demonstra que somos as pessoas mais inseguras do mundo. Alguém que está consciente e segura de si mesma, tanto nas coisas boas quanto nas ruins, sempre pode controlar essa parte quase animal que todos temos.
Sim, o ciúme é ruim. Paixão obsessiva e ciúme doentio são formas de amar que comprometem o relacionamento. Mas se a gente for inteligente pode transformá-los em um pequeno problema, que logo vai se tornar uma oportunidade para a gente se conhecer melhor, valorizar o que temos, dedicar mais tempo ao nosso crescimento, etc. A pergunta chave é por que, meu Deus? Tente responder com a maior sinceridade e a partir daí comece a trabalhar.
Aqui, algumas dicas para adolescentes: 
Se você está com ciúme de alguém que fez um excelente trabalho na escola, isso quer dizer que você vai se sentir melhor estudando mais. Outra: se você está com ciúme de uma garota porque ela está com o garoto que você gosta, isso quer dizer que se você realmente gosta dele vai querer que ele seja feliz, com ela ou com você, mas feliz. E assim cada sentimento enrolado vai se desenrolando. Não é nada fácil, mas é possível.
Outras dicas para adolescentes: sabia que muitas pessoas acham que ciúme não é amor, mas sim um tempero? E que toda pessoa muito ciumenta tem baixa autoestima, é uma pessoa insegura e dependente?
Sentir ciúme faz parte do amor e da amizade, mas não podemos deixar passar dos limites. Um pouco de ciúme pode ser “bom” porque demonstra o que estamos sentindo e as pessoas de quem gostamos podem nos dar as chaves e incentivos para sermos mais seguras, para melhorarmos, para sermos mais como queremos ser. Mas é muito importante saber controlar o ciúme. Uma garota extremamente ciumenta nunca é feliz e vai deixar muitas pessoas infelizes. Passar por cima do ciúme de alguém é quase tão difícil quanto sentir ciúme. Uma relação controlada pelo ciúme nada mais é do que perda de tempo.
Da próxima vez que você sentir um ciúme terrível, procure analisar, ver para onde ele pode te levar. Pense antes de agir. Você vai ver que as coisas vão acabar de um jeito melhor. Algumas dicas para adolescentes: carinho, cuidado e atenção com o namorado e com a melhor amiga. E tire da cabeça a ideia de que “toda a atenção tem que ser pra mim”. Sempre dá certo.
- See more at: http://www.soentreamigas.com.br/artigo/ciumes-terriveis/#sthash.mO1sCFmT.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário