sábado, 16 de fevereiro de 2013

Efeitos do bullying


Quais efeitos do Bullying que devemos nos concentrar?
bullying possui inúmeras conseqüências para os seus envolvidos. Podemos destacar três efeitos que consideramos importantes no que se refere ao combate a esta violência. São eles:
   
       Queda no Rendimento do Aluno e Abandono Escolar: 

A queda do rendimento escolar que, muitas vezes, leva ao abandono dos estudos é um efeito que envolve todos os participantes do bullying.
O autor busca o destaque entre os alunos e para isso utiliza de agressões físicas e psicológicas para conquistá-lo. Assim, a sua preocupação com as aulas, notas, atividades de classe, ficam em segundo plano.
O professor, ao conversar com este aluno sobre as suas notas, sem se dar conta do seu envolvimento com o bullying, acentua ainda mais as características do autor deste fenômeno – ser “do contra”, valentão, arrogante. Logo, desafiar o professor será mais um motivo para se destacar perante a turma.
O alvo de bullying, abalado psicologicamente por situações humilhantes, depreciativas e constrangedoras, não consegue concentrar-se diante as atividades a serem feitas e, muitas vezes, perde o interesse pela escola, pelos amigos e até mesmo pela própria vida.
Os espectadores, que são os que participam indiretamente dos casos de bullying, ficam divididos entre ajudar os colegas alvos e se aliar aos autores para não se tornarem a próxima vítima. Dessa forma, sentimentos como nervosismo, angústia, tristeza e medo surgem influenciando negativamente nas atividades escolares. Portanto, as seguintes conseqüências aparecem em todos os envolvidos com o bullying:
- Desinteresse pela escola ou por alguma disciplina oferecida
- Falta de vínculo afetivo com colegas
- Desconcentração nas atividades escolares.
- Desculpas para não ir à aula
- Abandono escolar 

 Agressão Moral 

 Ninguém passa pelo bullying sem sofrer algum tipo de conseqüência. Infelizmente, muitos dos envolvidos têm suas vidas marcadas pelos traumas gerados pelo fenômeno. Isso porque o bullying invade a vida da pessoa causando-lhe grandes sofrimentos psicológicos, e quando este não recebe uma ajuda adequada, as conseqüências podem ser irreversíveis:
      - Fobia Social
                  - Depressão
      - Autoestima baixa em excesso
      - Tristeza e angústia demasiada
      - Ansiedade
      - Pensamentos suicidas
      - Transtorno comportamental
      - Assassinatos
      - Suicídios
      - Arrogância extrema
      - Nervosismo constante   
O bullying pode mudar o destino, o rumo de uma vida. Ao olharmos os efeitos acima causados pela “agressão moral”, percebemos o quanto eles influenciam no futuro destes envolvidos, visto que os seus relacionamentos pessoais, profissionais e sociais ficarão visivelmente abalados.
     
       Criminalidade:

Pesquisas nos mostram que os envolvidos com o bullying, principalmente aqueles que participam desta violência como autores, tendem a apresentar comportamentos delinqüentes e envolvimento com a criminalidade, tais como:
      - Envolvimento com drogas lícitas e ilícitas;
      - Participação em gangues;
      - Comportamentos problemáticos e delinqüentes (depredação de patrimônios  públicos, históricos e culturais; desrespeito a todas as regras, etc.);
- Práticas de furto e roubo e outros.
Alessandro Costantini, pedagogo e psicólogo, nos mostra em uma pesquisa realizada na Itália que, 60% dos autores de bullying possuem ao menos um registro criminal antes de completar 24 anos de idade. Além disso, pensar na criminalidade como efeito do bullying nos faz refletir sobre o autor de bullying enquanto um ser social, que se constrói em meio à violência. Logo, as formas de resolução de conflitos, a relação existente entre ele e seus familiares, enfim, a maneira de se relacionar com o mundo será sempre através da agressividade.
Dessa forma, uma intervenção educativa na vida destas pessoas transforma as conseqüências negativas geradas por esta relação: bullying x criminalidade x sujeito.   
Por isso, combater o bullying é uma ação positiva que ultrapassa os muros da escola, favorecendo a qualidade do convívio social já que estas viverão em um lugar com menor índice de criminalidade.  
Esquema:
Trabalhar com os autores de bullying
               
Diminui o envolvimento deles com a criminalidade
 

Contribui para que, naquela realidade local, os crimes, os delitos diminuam


Favorecendo a qualidade do convívio social.
  

By Carolina Giannoni Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário