segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como se 'desviciar' da Internet

O advento da internet trouxe-nos uma gama muito grande de ferramentas e possibilidades que, é impossível explora-las totalmente. Por causa disso, a atividade do uso da internet pode tornar-se viciante à medida que aumentamos a nossa freqüência de uso, a ponto de nos sentirmos dependentes. Se você não consegue ficar longe do computador por muito tempo, passando várias horas ao dia navegando (cf. http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI813981-EI4802,00.html) pode ter como efeitos, o isolamento social, dores nas costas e aumento de peso, em em casos mais extremos, o tempo excessivo em frente ao computador pode provocar a morte, muitas vezes por permanência a uma determinada posição por muito tempo, como a Trombose Venal Profunda, que pode evoluir para uma Embolia Pulmonar (cf. http://www.brasilescola.com/informatica/ciberviciado.htm). Não é a toa que o vício da internet está sendo comparado a outros muito graves como a bebida, entorpecentes e jogo.
Mas não há motivo para desespero. É perfeitamente possível de desintoxicar do vício da internet tomando algumas atitudes, tais como:

  • Faça pausas: De vez em quando, pare por um momento para descansar os olhos e o corpo, mudando a postura e relaxando a mente. Quando estamos na internet, recebemos toneladas de informações que deixam nosso corpo tenso e nossa mente em plena atividade. Por isso, uma pausa na navegação de uns 10 minutos a cada hora ajudam a minimizar os efeitos de um uso prolongado do computador.
  • Pratique esportes: a prática de atividades esportivas, além de melhorar a saúde física, também ajuda a distrair a mente, pois são liberadas substâncias que proporcionam sensações agradáveis, relaxando a mente e eliminando possíveis preocupações.
  • Faça amizades reais: com as redes de relacionamento, ficou muito simples fazer novas amizades de acordo com as preferências e grupos de interesse. Mas muitos desses relacionamentos ficam restritos ao mundo virtual. Saia de casa e marque para se encontrar com seus novos amigos. Garanto que essas pessoas tem mais a oferecer para você na vida real, do que na internet.
  • Leia livros: a luminosidade do monitor, e dependendo caso, do ambiente onde se utiliza o computador, pode provocar danos, alguns irreversíveis, à visão. A leitura de livros podem oferecer um descanso para a vista, já que além de poder ser levados a qualquer lugar (ao contrário do computador), seus olhos não serão afetados pela luz direta na íris.
  • Prefira jogos que mexam o corpo: para desestressar minha sugestão é jogar jogos que mexam corpo como simuladores de dança (um excelente exercício físico), Nintendo Wii e até Karaoke, que mexem o esqueleto. Porque não também colocar um cd ou abrir seu player de mídia (Windows Media Player, Winamp, iTunes, XMMS, Amarok, etc) colocar uma playlist e sair dançando, mesmo sozinho no quarto?
  • Evite outros vícios: o vício de qualquer coisa pode trazer outros. Por isso, tome cuidado com jogos, cigarro, bebidas e entorpecentes. Podem agravar a situação.
  • Faça programas culturais: cinema, teatro, eventos esportivos, musicais e culturais são excelentes maneiras de divertir. Procure fazer programas de lazer e cultura, vá a parques, museus, cinemas, teatros, clubes e centros culturais.
  • Seja voluntário: a atividade voluntária é uma forma e ajudar as pessoas e ainda traz um bem danado a si mesmo. Ajude o próximo.
Viva a vida! Há um mundo enorme do lado de fora do computador! Essas são apenas algumas dicas para de desintoxicar do vício da internet, existem outras formas de sair dessa, mas garanto que essas dicas ajudam, e muito, a viver uma vida online melhor e uma vida off-line melhor ainda.



http://webetiqueta.blogspot.com.br/2008/01/como-se-desviciar-da-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário